Vamos dar-te 5 motivos para que tua empresa deva ter um site e explicar as vantagens que as mesmas trazem para o negócio.
1 – Para que possas ser encontrado
A tua empresa pode ser fora de série, ter o melhor atendimento do mercado e oferecer um produto de altíssima qualidade, mas de que adianta tudo isso se as pessoas não encontram o que fazes?
Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje online. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google, e se essa pessoa estiver curiosa sobre a tua empresa, não será diferente.
Se a pesquisa for sobre a tua empresa, é importante que o website seja otimizado para que o resultado da pesquisa seja o link para o teu site. Agora, se a pesquisa for sobre o problema que o teu cliente enfrenta, é importante que tenhas bons conteúdos e um bom blog para que tua empresa esteja à frente da tua concorrência.
2 – Para ganhares notoridade no mercado
Se conheceres duas soluções para o teu problema e só uma delas possui site próprio, qual é que confiarias mais? Em uma página com domínio próprio ou em uma fan page no Facebook?
Não queremos desmerecer as as redes sociais – elas possuem um papel fundamental numa estratégia de Marketing Digital. O ponto aqui é que um site é muito mais personalizável e profissional do que um perfil social.
Com um site, a tua empresa possui muito mais detalhes para promover o teu produto & serviço. Além do mais, através da criação de conteúdo consegues provar que entendes do assunto e que tens capacidade técnica para ser a solução dos problemas que procurar solucionar.
3 – Para expandir o negócio
Qual é o objetivo do teu negócio? Tens planos de expandi-lo? Nada disso pode ser possível se não tiveres um site com um domínio próprio.
Para obter mais clientes, precisas de mais leads e para gerar mais leads, precisas de mais visitantes, e para adquirir mais visitantes, precisas desse site para recebê-los.
O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre empresa e o futuro cliente.
4 – Para te relacionares com a tua audiência
A forma de consumo mudou desde que a internet se tornou presente durante todos os minutos de nosso dia a dia. Pesquisar online sobre produtos e serviços já é um hábito bem presente e normal pelo consumidor.
O consumidor não possui mais um papel apenas reativo ao marketing e à publicidade. É absolutamente normal que ele pesquise sobre a marca ou o seu problema na internet antes de tomar a decisão da compra, e é nesse ponto que entra o site de sua empresa.
Há várias maneiras de manter um relacionamento com o público no teu site. E todas elas funcionam muito bem:
- Publicar no blog sobre problemas que os teus serviços / produtos resolvem;
- Responder comentários das pessoas em publicações de blogs;
- Gravar e disponibilizar soluções online para os clientes;
- Ter um chat em real-time para atender aos clientes.
Citamos apenas 4, mas há muitas outras possibilidades. O importante aqui é saber que o teu site é como se fosse o teu escritório virtual, por isso cada visitante deve ser tratado como estivesse a entrar na empresa.
5 – Para promover vendas
Segundo as boas práticas, depois de atrair, converter e relacionar, entra a hora da venda.
E qual o papel do site nessa fase? Em relação a vendas, o site pode ser útil tanto para vendas consultivas, como para vendas de produtos, como é o caso de lojas ecommerce.
Se a venda for consultiva, o site é um apoio ao comercial na hora de finalizar o processo com o cliente. É fundamental que tenha uma área com as soluções e os preços dos produtos.
Se sua venda for de produtos, um site ajuda a dar escala ao negócio permitindo que os clientes efetuem a compra onde e quando estiverem mais confortáveis, mesmo através de um dispositivo móvel. Não importa se é feriado de Páscoa ou se são 4 horas da madrugada. A internet nunca fecha, uma loja online, não se limita ao horário comercial.