Mesmo que a tua loja esteja a receber tráfego, se as taxas de conversão forem baixas, os resultados de venda não serão satisfatórios.
Por isso, é importante identificar os erros e soluções para aumentar as vendas.
Fica a saber os 10 principais pontos a ter em conta.
1 – Utilizar imagens ou vídeos dos produtos com alta qualidade
O visual importa, e muito, na hora de convencer alguém a comprar, na internet em que temos de confiar naquilo que está descrito no anúncio.
No caso dos produtos de uma loja ecommerce, é fundamental o utilizador ver fotos, ler a descrição técnica, entender o valor de um produto para decidir se vai efetuar a compra ou não.
Imagens de alta qualidade são uma obrigação, praticamente, nos dias de hoje. O consumidor quer ver todos os detalhes do produto, em fotos realistas. Essa experiência precisa ser oferecida para serem solucionadas todas as dúvidas sobre a aparência do item.
2 – Disponibilizar cupões para o utilizador ao abandonar o carrinho
Os cupões de abandono de carrinho são como uma última tentativa, que pode ser tentadora para a maioria das pessoas. Ofereça-os de maneira estratégica como na primeira compra, ou compras acima de determinado valor. Desta forma, o cliente vê vantagens em finalizar a compra.
3 – Mostrar confiança para os clientes
Sem dúvidas, um dos grandes fatores para as baixas taxas de conversão no ecommerce é a falta de credibilidade. As vendas pela internet são feitas a partir da confiança nos produtos, afinal de contas não há o contacto ao vivo. Neste caso, é importante trabalhar a construção de identidade da sua marca.
Os certificados de segurança SSL são maneiras eficazes de garantir que cada transação seja totalmente segura, preservando os dados do cliente e evitando as possíveis fraudes.
4 – Oferecer vários métodos de pagamento
Hoje em dia existem diversos meios de pagamento, e acredite, a loja que não se adapta às novas tecnologias fica para trás! Adotar novos métodos para efetuar uma compra dá ao cliente aquilo que ele mais gosta: flexibilidade, isso faz com que as conversões em vendas aumente cada vez mais.
Exemplos concretos são os pagamentos por MBWay, Referência Multibanco, etc
5 – Definir quem é o seu público
Definir quem é o público-alvo da tua loja online, é possível direcionar melhor as estratégias de comunicação. Por exemplo: qual linguagem utilizar, que conteúdos produzir, quais produtos têm boa aceitação, saber exatamente em quais canais investir, etc.
6 – Apostar em conteúdos relevantes
Mais do que promoções e produtos, os consumidores procuram conteúdos que atendam às suas necessidades. A produção de conteúdos como artigos ou eBooks faz com que a marca se posicione melhor nos motores de busca, como o Google, aumentando a sua visibilidade, além de melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar a ligação com a marca.
Que tal fazer uma newsletter? Com ela é possível aumentar a taxa de conversão entre visitantes e Leads, além de fidelizá-los e melhorar o relacionamento com a tua marca.
7 – Estar atento ao layout da página
O visual importa bastante na hora de captar a atenção dos visitantes, porque alguns detalhes como imagens de baixa qualidade, textos de tamanhos diferentes ou esquemas de cores de baixa leitura prejudicam a experiência de utilização, ou seja, as taxas de rejeição aumentam.
Para isso, mantenha um layout o mais optimizado possível e guie toda a navegação até a conversão.
Outro detalhe importante é o tempo de carregamento do site, afinal de contas, quando pesquisamos por algo queremos que a solução apareça o mais rápido possível, e se o seu site demorar muito tempo a carregar, provavelmente o utilizador irá desistir.
8 – A logística no envio
O envio é um dos fatores que mais impede as conversões em vendas, uma vez que alguns chegam a valores que causam a desistência dos possíveis clientes.
Para isso, entre em contato com algumas empresas de logística e fique atento aos valores e prazos de entrega, procure boas parcerias e opte pelas melhores opções dentro da sua margem de lucro. Ofereça diversas opções de entrega e diferentes preços para dar ao cliente poder de escolha. Outro fator importante é sobre as informações como código de rastreio, política de devolução e custos.
9 – Focar nas estratégias de SEO
As estratégias de Search Engine Optimization (SEO) podem-te ajudar a conquistar bons resultados orgânicos. Ciar conteúdos de valor e bem otimizados é uma estratégia necessária para atrair novos visitantes para o teu site e, consequentemente, aumentar as taxas de conversão da loja ecommerce.
Outro ponto importante são as descrições dos produtos, que devem conter as características e vantagens do mesmo. Mostre os benefícios e tudo aquilo que irá destacá-lo face à concorrência.
10 – Oferecer formas de contato
Botão de Chat (WhatsApp ou outro);
Redes sociais;
Email.